Portal do Governo Brasileiro

Departamento de Desporto Militar

Criado em 2013, o Departamento de Desporto Militar (DDM) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, é o setor responsável pelo planejamento estratégico do desporto militar nacional. Antes de sua criação, a atividade era exercida pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), que passou a integrar o DDM.

Departamento de amplo alcance, atua em âmbito nacional e internacional, em parceria com outros entes estatais, como os ministérios do Esporte  (ME), da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social (MDS), em inúmeros projetos voltados ao desporto militar.

Além de organizar e estimular a prática esportiva no meio militar, que congrega hoje um contingente estimado em 30 mil atletas, o DDM representa o Brasil em organismos estrangeiros, como a União Desportiva Militar Sul-Americana (UDMSA) e o  Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) - a terceira maior organização esportiva internacional, com 134 países membros.

O Departamento é responsável, dentre outras atividades, por elaborar propostas de diretrizes gerais, normas e procedimentos para as atividades relativas ao desporto militar, além de organizar e dirigir, com a colaboração das Forças Singulares, as competições desportivas entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, participando, ainda, de inúmeras competições nacionais e internacionais.

Saiba mais

Atletas campeões

Veja a lista dos militares brasileiros que já subiram ao pódio nesta edição dos jogos

Agenda de Competições

Fique por dentro das próximas provas das equipes brasileiras nos Jogos Mundiais Militares

Carômetro

Saiba mais sobre a participação do Ministério da Defesa nos Jogos Militares