Portal do Governo Brasileiro

Programa Forças no Esporte

Braço do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, o Programa Forças no Esporte (PROFESP), criado em 2003, tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Programa é desenvolvido em parceria com os ministérios do Esporte, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Seu objetivo é promover a integração social e o desenvolvimento por meio da prática esportiva. Os esforços empreendidos concentram-se na inclusão social, valorização da cidadania, inserção no trabalho e na realização de atividades físicas, esportivas e de lazer.

O Profesp conta com recursos humanos diferenciados, como coordenadores e monitores da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, professores de educação física, cozinheiros, nutricionistas e demais profissionais.

 

O Ministério da Defesa disponibiliza ao programa instalações desportivas em 120 núcleos de 88 instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. Além disso, o Profesp conta com recursos humanos diferenciados como coordenadores e monitores das Forças Armadas, serviço médico, odontológico e de assistência social, professores de educação física, cozinheiros, nutricionistas e demais profissionais.

Os adolescentes têm a oportunidade de praticar esportes, assistir a aulas de reforço escolar, direito a atendimento médico, além de alimentação e uniformes. As atividades são desenvolvidas três vezes por semana por militares e profissionais especializados, na parte da manhã e tarde.

As atividades do Forças no Esporte beneficiam anualmente cerca de 12 mil crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, em situação de risco social, prioritariamente da rede pública. Em 2014, foram atendidos 15 mil jovens e crianças, em 144 núcleos das organizações militares, contemplando 68 municípios de 25 estados brasileiros. A meta do programa é alcançar 30 mil alunos em 2018.

Saiba mais

Atletas campeões

Veja a lista dos militares brasileiros que já subiram ao pódio nesta edição dos jogos

Agenda de Competições

Fique por dentro das próximas provas das equipes brasileiras nos Jogos Mundiais Militares

Carômetro

Saiba mais sobre a participação do Ministério da Defesa nos Jogos Militares