Portal do Governo Brasileiro

Jogos Mundiais Militares (JMM)

Realizado a cada quatro anos, os Jogos Mundiais Militares são organizados pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), desde 1995, quando teve sua primeira edição em Roma.

A edição de verão da competição, que já está em sua 6ª versão, ocorre sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos, e atualmente, é composta por 24 modalidades: atletismo, boxe, basquete, ciclismo, futebol, golfe, handebol, judô, maratona, pentatlo moderno, pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação, natação, triatlo, vôlei, lutas associadas, taekwondo, tiro com arco, esgrima, paraquedismo, vela e tiro esportivo.

Desde 2010, o CISM passou a organizar também a edição de inverno dos Jogos Mundiais Militares, que integram modalidades específicas, como biatlo, escalada, patinação, esqui, entre outras.

6º Jogos Mundiais Militares

A sexta edição dos Jogos será realizada de 2 a 11 de outubro em oito cidades da República da Coreia: Mungyeong, Pohang, Kimcheon, Yeongju, Andong, Sangju, Yecheon e Yeongcheon. A cerimônia de abertura dos Jogos será no dia 2 de outubro, mas as partidas de futebol começarão no dia 30 de setembro.

Ao todo, participam da competição cerca de sete mil competidores de 110 países, disputando 24 modalidades: atletismo, boxe, basquete, ciclismo, futebol, golfe, handebol, judô, maratona, pentatlo moderno, pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação, natação, triatlo, vôlei, lutas associadas, taekwondo, tiro com arco, esgrima, paraquedismo, vela e tiro esportivo.

Os Jogos da Coreia têm como símbolos dois mascotes: Haeraon (azul) e Haeraoni (vermelho), que representam, respectivamente, o soldado do sol, garantindo a paz e amizade, e o anjo da guarda do festival, espalhando felicidade e amor.

A logomarca do evento encarna o Samjoko, um pássaro preto de três pernas imaginárias que, segundo a antiga mitologia coreana, viveu no interior do sol. Sua forma rápida e vigorosa significa a intenção da Coreia em sediar com sucesso os Jogos Mundiais do CISM.

As três pernas que formam um só corpo representam a Marinha, o Exército e a Força Aérea, e expressam a solidariedade e a colaboração das três forças. As cinco cores cardinais mostram a beleza do país e representam as direções leste, oeste, sul, norte e centro.

Saiba mais: http://www.korea2015mwg.org/

5º Jogos Mundiais Militares

A última edição dos Jogos Mundiais Militares de verão foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre 15 e 24 de julho de 2011, por 4.218 atletas de 111 países. Foram dez dias de competições em 20 esportes, sendo seis deles tipicamente militares, em 26 instalações espalhadas pela cidade e em alguns municípios vizinhos, como Paty do Alferes e Resende. Pela primeira vez na história do evento, as provas não ficaram restritas a instalações militares.

O sucesso dos jogos foi comprovado com a superação de 22 recordes e com a distribuição de 459 medalhas de ouro, 459 de prata e 503 de bronze. O Brasil ficou em primeiro com 114 medalhas (45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze) e ultrapassou, nos últimos dias de disputa, a China, a segunda colocada.

 

Saiba mais

Atletas campeões

Veja a lista dos militares brasileiros que já subiram ao pódio nesta edição dos jogos

Agenda de Competições

Fique por dentro das próximas provas das equipes brasileiras nos Jogos Mundiais Militares

Carômetro

Saiba mais sobre a participação do Ministério da Defesa nos Jogos Militares