Portal do Governo Brasileiro

Modalidades

A delegação brasileira terá como desafio a participação nas 24 modalidades que compõem os 6º Jogos Mundiais Militares.

São elas: atletismo, boxe, basquete, ciclismo, futebol, golfe, handebol, judô, maratona, pentatlo moderno, pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação, natação, triatlo, vôlei, lutas associadas, taekwondo, tiro com arco, esgrima, paraquedismo, vela e tiro.

Dessas, cinco modalidades são eminentemente militares: pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação, paraquedismo.

Saiba Mais:

Pentatlo naval

As provas desse esporte são baseadas nas atividades do militar da Marinha. O pentatlo é composto pelas provas de pista de obstáculos, natação utilitária, natação de salvamento, habilidade naval e cross-country anfíbio.

A modalidade exige resistência e capacidade de recuperação dos atletas e, em todas as etapas, vence aquele que fizer o percurso no menor tempo.

 

Pista de obstáculos:

No percurso de 305m (masculino) e 280m (feminino), são simuladas várias situações da rotina do marinheiro. Uma delas é o lançamento de granada.

 

Natação de salvamento:

O atleta nada a 50m e resgata um boneco de 1,5kg a 3 metros de profundidade. Depois, precisa carregá-lo até completar os 75m de prova. O pentatleta começa o percurso de roupa e tem de se despir de dentro d’água antes do “salvamento”.

 

Natação utilitária:

Nos 125m (masculino) e 100m (feminino) de prova, os atletas precisam encarar alguns desafios como transportar uma réplica de fuzil e nadar ultrapassando obstáculos.

 

Habilidade naval:

Prova realizada em quatro etapas na terra e quatro etapas no mar. Dentre os desafios estão lançamento de retinida e remo.

 

Cross-country anfíbio:

Uma corrida de 2500m, intercalada com tiro de rifle, remada em bote e lançamento de granada. Durante todo o percurso, o atleta tem que carregar uma réplica de fuzil.

Pentatlo militar

O pentatlo militar envolve força, técnica, resistência e disciplina dos atletas para superarem os obstáculos das provas, que apresentam situações como subidas, escaladas e arremesso de granadas.

As provas, que acontecem em cinco ou seis dias, são de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, arremesso de granadas e corrida através campo.

Pentatlo aeronáutico

As modalidades que integram o pentatlo aeronáutico foram escolhidas de modo que os atributos físicos e psicológicos fossem semelhantes àqueles que o piloto militar necessita em sua atividade de combate: resistência, agilidade, coordenação, precisão, auto-controle, rapidez de raciocínio e força.

Dessa forma, a competição, que dura cinco dias, é dividida em duas partes: as provas esportivas – tiro, natação, esgrima, basquete, pista de obstáculos e orientação , onde a pontuação total define os medalhistas, e o rali aéreo, disputado como competição à parte, sem relação com as demais provas.

O rali aéreo tem a finalidade de testar as capacidades de pilotagem no planeamento de uma missão, na navegação de baixa altitude e no tempo cronometrado e correto para atingir diversos objetivos programados.

Orientação

Tendo a natureza como campo de esporte, a orientação tem, entre as habilidades exigidas, a leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomada rápida de decisões, corrida em terreno natural e controle da distância percorrida.

O objetivo da competição é passar por todos os pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio do mapa e da bússola. Quanto mais acidentado o terreno, maior o desafio.

Nos Jogos, cada país inscreverá, no masculino, até sete atletas, sendo que os quatro melhores tempos são os que pontuam para a equipe. Já na prova feminina podem ser inscritas até quatro atletas e os três melhores tempos, pontuam.

A prova é composta por dois percursos, sendo um médio e um longo.

Paraquedismo

O paraquedismo é um dos esportes de tradição e prestígio dentro das Forças Armadas. O esporte exige perfeição e criatividade. 

No ar, os movimentos dos paraquedistas são executados minuciosamente. As categorias da disputa são precisão e formação em queda livre.

Na modalidade precisão, o atleta salta a 3.600 pés de altitude. O salto requer técnica apurada do paraquedista, que deve acertar um alvo de 2 cm de diâmetro. Na formação em queda livre, os competidores devem executar o maior número de figuras em 35 segundos. 

Saiba mais

Jogos Mundiais

Saiba mais sobre a participação do Ministério da Defesa nos Jogos Militares

Defesa e Esporte

Entenda como funcionam as modalidades dos Jogos Mundiais Militares

Carômetro

Saiba mais sobre a participação do Ministério da Defesa nos Jogos Militares