Portal do Governo Brasileiro

Paratletas brasileiros entram para a história dos Jogos Mundiais Militares

Mungyeong, 01/10/2015 - A 6º edição dos Jogos Mundiais Militares traz uma novidade: a disputa de paratletas em duas modalidades esportivas. Quatro representantes do Brasil participam do mundial na Coreia que acontece de 02 a 11 de outubro.

Os sargentos do Exército Marcelo Pires De Azevedo e Ricardo Juan Feindt Urrejola competem no tiro com arco; e o sargento do Exército Márcio Luiz Borges Barbosa e o soldado da Polícia Militar André Luiz da Rocha Antunes, medalha de prata nos jogos Parapan-americanos de Toronto, disputam medalha no arremesso de peso.


 
Militares André Rocha e Márcio Barbosa: esperança de medalha no mundial militar da Coreia

“A minha rotina de treino no atletismo para os Jogos Mundiais Militares já dura três meses. Todos os dias, me dirijo à Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro, onde realizo treinamento de força e resistência, com musculação e exercícios específicos, e também realizo treinamento técnico de arremesso”, conta Márcio Barbosa.

Como essa é a primeira competição em nível mundial militar, torna-se difícil fazer qualquer previsão de medalhas. No entanto, a equipe brasileira de paratletas está otimista com relação ao bom desempenho nos jogos da Coreia.


Sargento Márcio Barbosa,  esperança de medalha no arremesso de peso

Dedicação e persistência são os segredos para o soldado da Polícia Militar André da Rocha. Em 2014, o militar quebrou o recorde brasileiro no arremesso de peso por cinco vezes e  recorde Pan-americano por quatro vezes.

"Estou extremamente feliz, motivado e pronto para essa missão. Tenho adquirido grande experiência nas competições nacionais e internacionais que disputei e espero contribuir para que o Brasil se firme como potência esportiva também em âmbito militar”, conta o soldado da Polícia Militar.


André Luiz da Rocha Antunes: quebrando recordes no arremesso de peso

A equipe brasileira de paratletas já está na Coreia para as competições que começam no próximo sábado (4).

Texto: Tenente Rodrigo Streb, MB
Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

 

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo