Portal do Governo Brasileiro

Equipe do judô vem com bom retrospecto em competições recentes

Mungyeong, 01/10/2015 - Com uma equipe forte e experiente em competições internacionais, a seleção militar brasileira de judô desponta como uma das grandes protagonistas da modalidade nos 6º Jogos Mundiais Militares. As competições nos tatames começam a partir do próximo sábado (03/10), no KAFAC Indoor Sports Complex, em Mungyeong, na República da Coreia.



A equipe brasileira é composta por 14 judocas, sete no masculino e sete no feminino e traz nomes de atletas que competem como militares pela primeira vez e também de veteranos, como Sarah Menezes, confirmada no Mundial. Os judocas integram o Programa Atletas de Alto Rendimento(PAAR), mantido pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte que tem como um dos objetivos preparar os judocas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O treinador da equipe feminina, tenente da Marinha do Brasil Maicon David Lima Maia afirma que o grupo está preparado e tem grandes chances de vitórias individuais e por equipe.

Medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, o sargento do Exército Charles Chibana acredita que o país está bem representado nos 6º Jogos Mundiais Militares com uma equipe de grandes nomes.

Da Cidade de Deus para a Coreia

O esporte mudou a vida da judoca Rafaela Lopes Silva, sargento da Marinha do Brasil. Moradora da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a atleta viu na carreira esportiva uma chance de dar a volta por cima e mudar de vida. Desde cedo, com oito anos de idade, começou a brilhar nos tatames e, ainda aos 15 anos, ganhou seu primeiro campeonato internacional.


“O esporte mudou tudo na minha vida. Hoje sou outra pessoa. Além disso, ser militar, me trouxe a concretização de muitos valores, como o respeito, a hierarquia e a disciplina”, explica.

A equipe brasileira tem sua estreia no mundial da Coreia no próximo sábado, 03 de outubro, por equipes, e nos dias 5 e 6 acontecem as provas individuais.
 
Retrospecto

Nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, em 2011, o Brasil  terminou com 12 medalhas, sendo  cinco de ouro, quatro de prata e três de bronze.  As disputas de judô nos Jogos Militares de 2011 foram realizados na Universidade da Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro, Brasil. Foram dezesseis categorias, oito para homens e oito para mulheres.
 
Veja o retrospecto do judô brasileiro nos Jogos Mundiais de 2011, no Rio de Janeiro :

Masculino
Ouro:
Leandro Guilheiro (Até 81 kg)
Luciano Corrêa (Até 100 kg)
Por equipes: Tiago Camilo, Luciano Corrêa, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Felipe Kitadai, Bruno Mendonça,Rafael Silva, Hugo Pessanha
 
Bronze
Leandro Cunha (Até 66 kg)
Bruno Mendonça (Até 73 kg)
Rafael Silva (Mais de 100 kg)
 
Feminino
Ouro:
Maria de Lourdes Portela (Até 70 kg)
 
Equipes: Maria Suelen Altheman, Sarah Menezes, Érika Miranda, Maria de Lourdes Portela, Ketleyn Quadros,Mayra Aguiar, Mariana Silva, Andressa Fernandes)
 
Prata:
Sarah Menezes (Até 48 kg)
Andressa Fernandes (Até 52 kg)
Ketleyn Quadros (Até 57 kg)
Maria Suelen Altheman (Mais de 78 kg)
 
 
Texto: Tenente Flávio Nishimori e Tenente Rodrigo Streb
Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo