Portal do Governo Brasileiro

General Silva e Luna visita Vila dos Atletas em Mungyeong

 

Mungyeong, 02/10/2015 – Representante do governo brasileiro nos 6º Jogos Mundiais Militares, o general Joaquim Silva e Luna percorreu hoje cedo as dependências da Vila dos Atletas, em Mungyeong, na República da Coreia. Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), do Ministério da Defesa (MD), o general veio ao país asiático em nome do ministro Jaques Wagner.

Junto com o chefe da delegação brasileira e diretor do Departamento de Desporto Militar do MD, brigadeiro Carlos Augusto Amaral, e com o comandante da Universidade da Força Aérea (Unifa) e do Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), brigadeiro João Paulo Cury, o general Silva e Luna conheceu os alojamentos dos atletas, o refeitório e as lojas de conveniência.

Os oficiais generais chegaram no meio da manhã. A primeira parte da visita se deu na área de alojamento, onde estão concentrados os trailers que abrigam os atletas participantes da competição mundial. De lá, os brasileiros seguiram para o restaurante montado exclusivamente para servir os participantes dos Jogos Mundiais Militares.

“Esse local é muito acolhedor”, comentou o general Silva e Luna. Ele ficou muito impressionado com a variedade de comida colocada à disposição dos competidores e integrantes das comitivas.

Na etapa seguinte, o grupo conheceu as lojinhas onde são comercializados souvenires e o supermercado. Depois, se despediu da equipe e seguiu para Andong. O general estará mais tarde na cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares, no Kafac – complexo esportivo militar da República da Coreia.

O Brasil trouxe 283 atletas de 24 modalidades. São competidores que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), uma parceria dos Ministérios da Defesa e do Esporte. Em 2011, no Rio de Janeiro, os atletas brasileiros conquistaram 114 medalhas alçando o país ao primeiro lugar no ranking.

Texto: Roberto Cordeiro
Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo