Portal do Governo Brasileiro

Presidente sul-coreana dá a largada aos 6º Jogos Mundiais Militares

Mungyeong, 02/10/2015 - Diante de um público estimado em 12.500 pessoas, a presidente sul-coreana Park Geun-hye anunciou, oficialmente, o início dos 6º Jogos Mundiais Militares nesta sexta-feira (2/10), no KAFAC Sports Complex, em Mungyeong.

Durante a pré-cerimônia, o mais famoso grupo de demonstração aérea sul-coreano chamado “Black Eagles” rasgou o céu de Mungyeong anunciando o início do espetáculo.

A delegação brasileira, composta por 200 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, agradeceu a hospitalidade do povo coreano. Os paratletas brasileiros vieram à frente do grupo, nos jogos que marcam a primeira participação dessa modalidade no mundial militar.

Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, na modalidade “tiro”, o coronel Julio Almeida foi o porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura.

O mais tradicional grupo de artes marciais, o “Traditional Marcial Arts – 705 Command Regiment”, da Coreia do Sul, levantou a multidão com suas performances.

Em um discurso sob o lema do mundial militar “juntos na amizades, paz para sempre”, o coronel Abdulhakeen Alshano, presidente do CISM, defendeu a importância da cooperação entre os povos.

“Gostaria de agradecer a todos os países e atletas que aqui estão. Tenho a certeza de que, se lutarmos pela paz, teremos um mundo melhor”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade, o general de Exército Joaquim Silva e Luna, representando o Ministério da Defesa (MD) do Brasil e pelo chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), general Décio dos Santos Brasil, além do chefe da delegação brasileira e diretor do Departamento de Desporto Militar do MD, brigadeiro Carlos Augusto Amaral.

Receita de sucesso

O show de abertura trouxe grandes nomes a Mungyeong. O espetáculo foi produzido por Han Jun-gu, quem dirigiu as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Seul, em 1988, e foi dirigido por Son Jin-chaek, responsável pelas cerimônias da Copa do Mundo de 2002 na Coreia/Japão.

 

Texto: Tenente Rodrigo Streb, MB
Fotos: Felipe Barra e Sgt Johnson Barros
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo