Portal do Governo Brasileiro

Judô feminino conquista a primeira medalha de ouro para o Brasil

Mungyeong, 03/10/2015 -  A seleção feminina de judô conquistou, neste sábado (03/10), a medalha de ouro por equipes para o Brasil nos Jogos Mundiais Militares que acontece na República da Coreia.



A equipe composta por Sarah Menezes, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela, Erika Miranda, Nádia Merli e Rochele Jesus Nunes começou a escalada rumo ao pódio  às 10h30 (hora local - 22h30 no Brasil) no KAFAC Sports Complex, quando subiu aos tatames para enfrentar a Rússia.  Na mesma chave (B) estavam ainda Mongólia e Quênia.

No primeiro combate, as russas, adversárias difíceis, levaram a melhor e o placar terminou em 3 a 2. Em uma boa recuperação, as brasileiras derrotaram sem dificuldades as equipes de Quênia e Mongólia por 5 a 0.


Essa performance garantiu o Brasil nas semifinais contra a China, primeira do grupo A. Com um placar de 5 a 0 sobre as orientais o Brasil avançou para as finais. Na outra chave a Polônia derrotou a Rússia e garantiu sua vaga.

Na final, Sarah Menezes e Rafaela Silva ganharam suas lutas. A vitória de Mariana Silva no terceiro combate selou a medalha de ouro por equipes. Na sequência, o Brasil ainda teve as vitórias de Maria Portela e Rochele Nunes.

"Acho que entramos meio desatentas e acabamos perdendo para a Rússia. Isso mexeu com o ego de todo mundo. Conversamos e voltamos focadas para as outras lutas. Essa medalha é muito boa, principalmente por ser em cima das polonesas, pois tínhamos perdido para elas no campeonato civil. Esse título nos dá bastante confiança para as disputas individuais”, analisa Maria Portela, que já ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos Mundiais Militares do Rio, em 2011, por equipes e no individual.

“Depois do baque inicial, foi uma vitória da superação, fruto do empenho de cada uma das atletas. Temos boas perspectivas também de brigar por medalhas no individual”, complementa o técnico da seleção tenente Maicon Maia.

As competições individuais do judô estão previstas para segunda (05/10) e terça-feira (06/10).

Texto: tenente Flávio Nishimori
Fotos: Johnson Barros
Assessoria de Comunicaçao Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071   

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo