Portal do Governo Brasileiro

Judô feminino assegura mais três medalhas para o Brasil nos jogos Mundiais Militares

Mungyeong, 05/10/2015- As judocas Mariana Silva (ouro), Rafaela Silva (prata) e Sarah Menezes (bronze) conquistaram, nesta segunda-feira (05/10), mais três medalhas para o Brasil nos 6º Jogos Mundias Militares. As competições foram realizadas no KAFAC Sports Complex, em Mungyeong, na República da Coreia.

Mariana Silva, na categoria até 63 kg, venceu a primeira luta contra a camaronesa Bibiene Fopa. Na segunda, derrotou a chinesa Lingling Huang e venceu a polonesa Agata Daria Ozdoba na semifinal. Na final, a medalha de ouro veio depois da vitória sobre a eslovena Nina Milosevic.

“Estou muito feliz pela conquista desta medalha. Vim para essa competição buscando coisas novas, sempre com o intuito de melhorar. Agora o foco é trabalhar forte visando os Jogos Olímpicos”, analisa.



Já Rafaela Silva, categoria até 57 kg, estreou no individual vencendo a primeira luta contra a queniana Juliet Jelagat Tubei com um ippon em apenas 11 segundos. No segundo combate derrotou a chinesa Liru Huang. Após vitória sobre a judoca indonésia na semifinal, Rafaela foi para a decisão.

Numa final disputada a medalha de ouro só saiu no golden score de seis minutos e acabou ficando com a russa Tatiana Kazeniuk. “Ela é uma atleta muito forte”, avalia Rafaela. “A partir de agora é melhorar a cada competição e pensar nos próximos torneios. Vou disputar o campeonato brasileiro, depois tenho competições em Abu Dhabi (Emirados Árabes), na Coreia e no Japão”, complementa a judoca.
  
Na categoria até 48 kg, Sarah Menezes avançava bem na competição. Mas na semifinal, perdeu a luta contra a atleta da China. Com esse resultado, ficou com a medalha de bronze.


      
Erika de Souza Miranda, na categoria até 52 kg, perdeu a primeira luta para a mongoliana Bat Erdene Baljinnyam e não avançou na competição.    

Nesta terça-feira (06/10), sobem ao tatame Maria Portela (até 70 kg), Nadia Merli (até 78 kg) e Rochele Jesus Nunes (mais de 78 kg).

Texto: Tenente Flávio Nishimori
Fotos: Sargento Johnson Barros
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61  3312-4071 

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo