Portal do Governo Brasileiro

Atletismo brasileiro é ouro em duas provas, enquanto time de tiro garante medalha por equipe

Mungyeong, 06/10/2015 - Os atletas brasileiros garantiram sua fatia nas medalhas distribuídas nesta terça-feira (06), nas modalidades do atletismo dos 6º Jogos Mundiais Militares, na República da Coreia. O sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Darlan Romani ganhou ouro no arremesso de peso, enquanto a sargento do Exército Rosangela Cristina Oliveira Santos garantiu ouro nos 100 metros rasos. Romani conseguiu a liderança da prova logo no primeiro arremesso, com uma marca de 20,08 metros.

“É um sonho subir no pódio e ouvir o Hino do Brasil tocar”, afirmou o atleta, recordista brasileiro da modalidade, depois da cerimônia de entrega de medalhas. “A gente luta muito e agradece as Forças Armadas, a Força Aérea em especial, por estar dando essa oportunidade. É muito gratificante. A gente trabalha duro, sempre quer ganhar, mas quando chega, acaba ficando sem palavras, é algo muito emocionante, é uma história a mais para contar”, complementou.

Tanto para Romani como para Rosangela, essa é primeira prova no esporte militar. “Estou bastante emocionada. Não esperava o tempo, foi bastante forte em relação ao que eu vinha treinando. Estava preocupada em estar bem aqui, porém não me machucar para o ano que vem. Estou muito contente em poder ter levado essa medalha pra casa”, declarou Rosangela. Ela percorreu os 100 metros em 11,17 segundos.

Ouro também no tiro

Já na cidade de Daegu, a manhã foi de medalha de ouro para a equipe masculina de tiro, que conseguiu o primeiro lugar na pistola tiro central, 25 metros. O time é composto pelo coronel da Força Aérea Júlio Almeida e pelos tenentes-coronéis do Exército Emerson Duarte e José Carlos Iengo Batista. O Brasil é bicampeão na prova.

Os atletas militares retomam as competições nesta quarta-feira (07). A delegação brasileira aposta em mais medalhas na natação, no taekwondo e nos pentatlos militar e moderno.

Texto: Tenente Larissa Lima
Foto: Felipe Barra

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo