Portal do Governo Brasileiro

Brasil conquista sete medalhas no primeiro dia da natação nos Jogos Mundiais Militares

Gimcheon, 07/10/2015 – A equipe brasileira de natação conquistou sete medalhas nas provas que aconteceram nesta quarta-feira (07) no Gimcheon Indoor Swimming Pool, em Gimcheon, República da Coreia. Ao todo, foram três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

A sargento Pâmela de Souza, do Exército, chegou ao topo do pódio, conquistando a medalha de ouro na modalidade de 200 metros peito. Etiene Medeiros, militar da Marinha, levou dois ouros para o Brasil nas modalidades 50 metros livres e 100 metros costa.

“Nossa seleção de natação está com o time principal, são os melhores nadadores do Brasil. Esses jogos mundiais são preparatórios para os Jogos Olímpicos de 2016. Eu tinha o objetivo de conquistar essas duas medalhas. Ainda temos três dias para competir e, com certeza, virão mais medalhas”, diz Etiene.

A trajetória de Etiene Medeiros no esporte inclui outras conquistas. No último Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia, ela ganhou a medalha de prata nos 50m costas, a primeira medalha do Brasil em Campeonatos Mundiais absolutos de piscina longa (50m). Em 2014, ela foi a primeira recordista mundial da natação brasileira, com a medalha de ouro da prova dos 50m costas.

De acordo com o chefe da equipe de natação, capitão do Exército Ricardo Alexandre Falcão, o desempenho da equipe está muito bom.

“Estamos cumprindo tudo o que foi planejado e a perspectiva de outras medalhas é muito boa para os próximos três dias de competição. Esperamos repetir o sucesso de hoje”, afirma o capitão.

Desempenho dos atletas brasileiros

50 metros livre feminino

A sargento da Marinha Etiene Medeiros estreou com o pé direito nas finais da natação e ganhou a medalha de ouro com o tempo 25s21 nos 50 metros livres. Graciele Hermann ganhou a medalha de prata batendo 25s48. Sargento do Exército, Graciele permanece recordista nessa modalidade no esporte militar, quando atingiu o tempo de 25s08, em 2014, na Suíça. O bronze ficou com a chinesa Ran Suo, com 25s54.

200 metros peito feminino

Pâmela Alencar de Souza ganhou a medalha de ouro com o tempo de 2m31s66, seguido da chinesa Ran Suo que bateu em 2m31s88. O bronze foi também da chinesa Rong Fan 2m32s05.

50 metros livre masculino

O sargento do exército Henrique Martins ganhou a medalha de prata, com uma marca de 22s65, ficando atrás do chinês Zetao Ning que atingiu o tempo de 22s35. O bronze foi dividido entre o ucraniano Bogdan Plavi e o russo Nikita Konovalovn, ambos  com 22s83.

100 metros costas feminino

A nadadora Etiene repetiu o sucesso dos 50 metros livres e conquistou a medalha de ouro com 1m2s20 de prova. A outra brasileira, Natalia de Luccas, sargento do exército, levou a prata com o tempo de 1m02s30. A chinesa Yutong Song ficou com o bronze com 1m02s46. “Entrei esse ano no Exército e fiquei muito feliz de poder estar já nessa primeira seleção. Gostei muito da prova, ainda mais por ser minha primeira vez, já sair com a medalha”, conta Natália, a integrante mais jovem da equipe brasileira de natação.

100 metros costas masculino

O sargento do Exército Guilherme Guido levou o bronze com 55s88. O ouro ficou com o polonês  Tomasz  Polewka, que bateu aos 54s82, e a prata ficou com  Alexandr Tarabrin, do Kazaquistão, com 55s65. Guido, que participa dos jogos desde 2009, já esperava o nível alto da prova. “A primeira prova deu pra quebrar o gelo. Ao longo da competição a gente descansa um pouquinho e vê se melhora o tempo”, afirma.

Amanhã (08), acontecem as provas de 50 metros borboleta masculino, 1.500 metros livre masculino, revezamento 4 x 100 metros feminino Medley, e revezamento 4x 100 metros masculino Medley. As provas de natação dos 6º Jogos Mundiais Militares vão até o próximo sábado (10).

Nadadores brasileiros nos 6º Jogos Mundiais Militares

Sgt Ana Carla Carvalho (Exército) 

Sgt Daynara Lopes Ferreira de Paula (Exército) 

Sgt Etiene Pires de Medeiros (Marinha)

Sgt Fábio Arikawa Santi (Marinha)

Sgt Graciele Herrmann (Exército) 

Sgt Guilherme Augusto Guido (Exército) 

Sgt Henrique Cavalcanti Rodrigues (Exército) 

Sgt Henrique de Souza Martins (Exército) 

Sgt Juliana Marangoni Marin (Marinha)

Sgt João Bevilaqua de Lucca (Exército) 

Sgt João Luiz Gomes Junior (Marinha)

Sgt Larissa Martins de Oliveira (Exército) 

Sgt Leonardo Gomes de Deus (Exército) 

Sgt Manuella Duarte Lyrio (Exército) 

Sgt Natália de Luccas (Exército) 

Sgt Nicholas Araujo Dias dos Santos (Exército) 

Sgt Nicolas Nilo César de Oliveira (Exército) 

Sgt Pamela Alencar de Souza (Exército) 

Sgt Poliana Okimoto Cintra (Exército) 

Sgt Thiago Teixeira Simon (Exército)

Texto: Tenentes Larissa Lima e Rodrigo Streb

Fotos: Sargento Johnson Barros / FAB

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo