Portal do Governo Brasileiro

Atletismo se despede da Coreia levando mais três medalhas para o Brasil

Mungyeong, 08/10/2015 – Militares do atletismo conquistaram mais três medalhas nesta quinta-feira (08), no KAFAC Sports Complex, em Mungyeong. As quatro atletas do revezamento 4x100m levaram o ouro e outros dois ficaram com o bronze nas individuais de 200m masculino e feminino.

A sargento do Exército Rosângela Santos acumulou o ouro no revezamento 4x100m e o bronze no individual nos 200m. Ontem (07), a militar já havia conquistado o ouro nos 100m. “Este é o meu primeiro mundial como militar, e conquistei três medalhas. Mesmo sendo uma competição fora de época, nunca deixei de treinar e me dedicar. Estou fechando essa temporada muito feliz”, comemora a atleta.

O sargento do Exército Aldemir Gomes também levou o bronze para o Brasil nos 200m com a marca de 20s77. 

Uma das técnicas da equipe de atletismo, tenente da Marinha do Brasil Carla Loureiro, elogia o desempenho dos militares nesse mundial. “Num balanço geral, nossa participação foi excelente. Não apenas de hoje, mas da competição inteira. Tivemos medalhas, ouro e quase batemos o recorde nos 4x100m”, avalia a técnica. 

Os 6º Jogos Mundiais Militares vão até o próximo domingo, 11 de outubro, na República da Coreia.

Medalhas do Brasil no atletismo no último dia de competições

4x100m feminino

A equipe feminina faturou o ouro na disputa com a Rússia (prata) e China (bronze). A Sargento do Exército Rosângela Santos, a Grumete da Marinha Vitoria Silva Rosa, a Sargento da Marinha Aline Sena e a Sargento do Exército Franciela Krasucki Davide terminaram a corrida com 43s87. Na sequência vieram Rússia, com 44s20 e China, com 45s05.

200m masculino

O sargento do Exército Aldemir Gomes ganhou a medalha de bronze com a marca de 20s77. O ouro nessa modalidade foi para o italiano Eseosa Fostine Desalu que completou a prova em 20s64, seguido do ucraniano Sergii Smelyk, que fechou em 20s74 e levou a prata.

200m feminino

A sargento do Exército Rosângela Santos levou o bronze nos 200m com 23s38. O ouro ficou com Ofonime Odiong, de Bahrein (23s18), seguido da prata da polonesa Anna Kielbasinska, que fechou a competição com 23s33.

Pentatlo Moderno

A sargento do Exército Yane Marques ficou apenas na quarta colocação na disputa do Pentlato Moderno. A atleta iniciou as provas pela natação hoje (08) bem cedo. Depois, disputou na esgrima e no hipismo, mas, na corrida com tiro, ela não conseguiu a melhor pontuação e deixa a Coreia sem medalha. A sargento do Exército Larissa Lellys acabou a competição em 18º lugar. 

Texto: Tenente Rodrigo Streb
Fotos: Sargento Johnson Barros / FAB

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo