Portal do Governo Brasileiro

Esportes militares rendem onze medalhas para o Brasil

Mungyeong, 09/10/2015 – Os atletas das modalidades consideradas tipicamente militares, que compreendem os pentatlos naval, militar e aeronáutico, orientação e paraquedismo, também foram destaque nos 6º Jogos Mundiais Militares. Foram quatro medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze.

O Brasil fechou as competições de pentatlo militar com um saldo de quatro medalhas: uma de ouro no relay feminino, uma de prata no relay masculino, uma de bronze por equipes e uma de bronze no individual com o tenente do Exército Douglas de Castro Jacinto.

“No ano passado, nós ficamos em segundo pelo fotofinish e perdemos para essa mesma equipe da China. Esse ano tinha que ser diferente, tinha que ser nosso, estava engasgado”, desabafa a sargento Tatiane Ramos, medalha de ouro no relay. “Mesmo considerando a vantagem das chinesas, acreditamos até o final e estamos levando esse ouro para o Brasil”, conclui.

Para o Capitão do Exército Thiago Ventura, chefe da equipe do pentatlo militar, a dedicação do grupo foi muito importante. “Foi um ano muito duro, com treinos muito intensos. Porém, essa equipe é espetacular e soube superar as adversidades conquistando um excelente resultado e honrando a tradição do pentatlo militar do Brasil”, diz.

Os pentatletas navais levaram três medalhas para o Brasil: uma de ouro por equipes masculino, uma de bronze por equipes feminino e uma de bronze no individual, com a sargento Tatilaine Valentim de Oliveira.

O Capitão-de-Mar-e-Guerra Coelho, técnico da equipe, elogia a progressão da equipe de pentatlo naval nesses últimos anos. “Nós fechamos um ciclo de quatro anos iniciando nos 5º Jogos Mundiais Militares com a medalha de bronze em 2011. Fizemos acertos contínuos e, nesses jogos da Coreia, conquistamos a tão almejada medalha de ouro para o pentatlo naval brasileiro”, analisa o técnico.

As suecas foram as grandes campeãs do pentatlo naval com duas medalhas de ouro.

Já no pentatlo aeronáutico, o Brasil fechou com quatro medalhas: ouro individual e por equipes masculino e duas de prata no individual e por equipes no feminino. Com esses resultados, o Brasil fechou a competição em primeiro lugar. As finais de orientação e paraquedismo acontecem neste sábado (10).

Saiba mais

Pentatlo Militar

As provas do pentatlo militar envolvem força, técnica, resistência e disciplina dos atletas. Fazem parte da modalidade: tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, arremesso de granadas e corrida através do campo.

Pentatlo Aeronáutico

O pentatlo testa as habilidades que são exigidas para um piloto de combate e é dividido em duas partes: a modalidade esportiva (tiro, natação, esgrima, basquete, pista de obstáculos e orientação) e o rali áereo.

O pentatlo aeronáutico foi incluído pela primeira vez nos 5º Jogos Mundiais Militares, que aconteceram no Rio de Janeiro, em 2011. O Brasil conquistou as medalhas de ouro nas categorias individual e por equipe.

Pentatlo naval

O pentatlo naval possuem como referência as atividades do militar da Marinha. As modalidades incluem natação utilitária, natação de salvamento, habilidade naval, pista de obstáculos e cross-country anfíbio. Vence quem fizer o percurso no menor tempo.

Nos 5º Jogos Mundiais Militares, que aconteceram no Rio de Janeiro, em 2011, os atletas brasileiros conquistaram bronze em todas as categorias.

Orientação

A orientação exige determinadas habilidades dos militares, tais como leitura precisa dos mapas, avaliação e escolha das rotas, uso da bússola, concentração sob pressão, tomada rápida de decisão, corrida em tempo natural e controle da distância percorrida. Nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, em 2011, o grande vencedor foi a Polônia com quatro medalhas de ouro e duas de prata.

Paraquedismo

Esta modalidade esportiva exige perfeição e criatividade dos militares. Na última edição dos jogos militares, a equipe feminina do Brasil conquistou um bronze na formação em queda livre.

 

Texto: Tenente Flávio Nishimori e Tenente Rodrigo Streb
Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61  3312-4071   

 

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo