Portal do Governo Brasileiro

Boxeador da Marinha leva prata para o Brasil



Yeongju, 10/10/2015 – O sargento da Marinha Paulo Santos Carvalho levou a medalha de prata nas finais do boxe que aconteceram na tarde deste sábado (10/10), no Yeongju Indoor Gymnasium, na República da Coreia. O ouro ficou com o coreano Jeong Ung Park.


Desde o início das competições de boxe dos 6º Jogos Mundiais Militares, Paulo Carvalho, peso mosca-ligeiro (46 - 49 Kg), ganhou todas as batalhas que disputou. Mas, na final, o placar fechou em 2X1 para o coreano.

“Foi uma experiência muito boa ter participado em um mundial militar como esse. O nível dos lutadores é altíssimo. Não tenho a menor dúvida que eu fui campeão. Inclusive, já derrotei esse mesmo atleta na competição passada. Mas, agora, é manter o foco e continuar treinando,” avaliou.

Para o técnico do boxe, tenente da Marinha Nemo Carvalho Judice, os lutadores brasileiros tiveram que se esforçar muito para mostrar o seu potencial e não serem derrotados pela arbitragem.

“Nossos atletas foram muito bem, especialmente porque viemos com nosso time reserva. Os titulares estão disputando outro mundial que está acontecendo em Doha, no Qatar”, explica o técnico. “Se tivéssemos a opção do recurso para que o resultado dessa final fosse revisto, com certeza teríamos ganhado”, relata.


Além da prata, o soldado do Exército Jackson Figueiredo dos Santos, categoria pena (52 a 56 kg) ganhou a medalha de bronze em luta realizada na quinta-feira (08) quando perdeu nas semifinais para Fahem Hammachi, da Argélia.

A trajetória da prata

No dia 5 de outubro, o sargento Paulo Carvalho estreou nos ringues contra o chinês Junjun e venceu a disputa por 2x0. Nas quartas de final, que aconteceram dia 07/10, o  brasileiro fechou o placar em 2x1 derrotando Tan Huynh Ngoc, do Vietnã.

Na semifinal, o sargento da Marinha derrotou Chukhal Erdene Munkhtaivan, da Mongólia, por 3x0, e garantiu a vaga na disputa pelo ouro.

Texto: tenente Rodrigo Streb
Fotos: sargento Johnson
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61  3312-4071

Saiba mais

Brasil nos JMM

Veja a evolução da participação dos atletas militares brasileiros desde a primeira edição, realizada em 1995, na Itália

Defesa e Esporte

Entenda a relação entre o esporte e as Forças Armadas e os caminhos que o Brasil traçou para ser uma potência esportiva militar

Mundial Militar

Entenda a importância dos Jogos Mundiais Militares, um evento que se tornou o terceiro maior evento esportivo do Mundo