Seu Navegador não suporta JavaScript!
Portal do Governo Brasileiro

Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM)

Após a Segunda Grande Guerra, em 1945, os Estados Unidos criaram o Conselho Desportivo das Forças Aliadas, reunindo 12 países em torno de um ideal de confraternização por intermédio da prática desportiva. Mas, na época, a iniciativa não contou com forças suficientes e acabou se desfazendo.

Anos depois, em 1948, representantes de países como Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo e Holanda, impulsionados pelo lema “Amizade através do Desporto”, criaram uma nova organização com as mesmas características e objetivos, denominada Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM, sigla em francês de Conseil International du Sport Militaire). O CISM, sediado em Bruxelas (Bélgica), congrega atualmente 140 países e é a terceira maior entidade desportiva do mundo.

Administrativamente, o CISM estrutura-se com um presidente, quatro vice-presidentes (África, Europa, América e Ásia) e equipe técnica composta por diretores, secretários, comissões (Regulamento, Planejamento, Esportes, Solidariedade, Medicina Esportiva, Finanças, Disciplina e Feminina) e comitês técnicos divididos em esportes propriamente militares, esportes individuais e coletivos. Contam, ainda, com escritórios de ligação distribuídos nos continentes africano, asiático, europeu e americano e com 140 chefes das delegações dos países membros.

Até a década de 1970, o CISM teve grande participação no desenvolvimento dos métodos utilizados no treinamento desportivo, por intermédio da Academia do CISM (ACISM), responsável pela realização de simpósios, congressos e estágios, ao redor do mundo. Hoje, o CISM é reconhecido pela UNESCO como órgão consultor para assuntos relacionados ao esporte e pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parceiro na difusão da paz pelo mundo.

O Conselho é uma das maiores organizações multidisciplinares do mundo, responsável por organizar vários eventos desportivos para as Forças Armadas dos 140 países membros. Dentre os eventos coordenados pelo CISM, estão os Jogos Mundiais Militares de Verão, os Jogos Mundiais Militares de Inverno, Campeonatos Mundiais Militares, o Troféu Mundial Militar de Futebol e os Jogos Mundiais Militares de Cadetes.

Nas Américas, o CISM é composto por 19 países-membros: Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, Guiana, Jamaica, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

O vice-presidente do CISM para as Américas é o Coronel Leonardo Perdigão de Oliveira, da Força Aérea Brasileira, e o Tenente-Coronel Rodrigo Verônimo Lameira, do Exército Brasileiro, integra o Corpo de Diretores.