Seu Navegador não suporta JavaScript!
Portal do Governo Brasileiro

Departamento de Desporto Militar

Criado em 2013, o Departamento de Desporto Militar (DDM) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, é o orgão responsável pelo planejamento estratégico do desporto militar nacional. Antes de sua criação, a atividade era exercida pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), que passou a integrar o DDM.

Departamento de amplo alcance, atua em âmbito nacional e internacional, em parceria com outros ministérios, como o Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em inúmeros projetos voltados ao desporto militar e à inclusão social, por meio do esporte.

Além de organizar e estimular a prática esportiva no meio militar, o DDM representa o Brasil em organismos estrangeiros, como a União Desportiva Militar Sul-Americana (UDMSA) e o Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) - a terceira maior organização esportiva internacional, com 140 países membros.

O Departamento é responsável, dentre outras atividades, por elaborar propostas de diretrizes gerais, normas e procedimentos para as atividades relativas ao desporto militar, além de organizar e dirigir, com a colaboração das Forças Singulares, as competições desportivas entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, participando, ainda, de diversas competições nacionais e internacionais.