Seu Navegador não suporta JavaScript!
Portal do Governo Brasileiro

Jogos Mundiais Militares (JMM)

Os Jogos Mundiais Militares (JMM) são um evento multiesportivo, organizado a cada 4 (quatro) anos, no ano anterior à edição dos Jogos Olímpicos. É um evento baseado no espírito olímpico, sem discriminação política, religiosa ou racial.

Os 1º JMM foram realizados em Roma (Itália), em 1995, tendo como motivação emblemática a comemoração do 50º aniversário do término da 2ª Guerra Mundial e ratificar a carta patente da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebrou a paz ao final do conflito.

Após o sucesso dos jogos de 1995, o CISM decidiu repeti-lo periodicamente. Assim, em 1999, em Zagreb (Croácia), a 2ª edição dos JMM foi disputada, consolidando e perpetuando os valores do desporto militar. A 3ª edição foi novamente realizada na Itália, na cidade de Catânia, em 2003, enquanto a 4ª edição foi organizada em Hyderabad (Índia), em 2007.

Em 2011, o Brasil foi o palco dos 5º JMM, conhecidos como os Jogos da Paz. O Rio de Janeiro foi o cenário que contou com a presença de 111 (cento e onze) países e mais de 8.000 (oito mil) membros de delegações de todo o mundo. Nos Jogos do Rio 2011, o Brasil conquistou a 1ª posição no quadro de medalhas, destacando-se como uma das potências do desporto militar mundial.

A 6ª edição foi realizada na Coreia do Sul, na província de Gyeongsangbuk, contando com 8 (oito) cidades sedes. Nos 6º JMM o Brasil alcançou o 2º posto no quadro de medalhas.


Saiba mais sobre as edições anteriores:



Os 7º Jogos Mundiais Militares


Os 7º Jogos Mundiais Militares retornam para o continente asiático, sendo a República Popular da China o palco do megaevento esportivo do CISM.

Os 7º JMM serão realizados em Wuhan, na China, de 18 a 27 de outubro de 2019. O TIME MILITAR BRASIL participará com aproximadamente 350 atletas que competirão por medalhas em 29 modalidades. Destaca-se a participação de paratletas nas modalidades de atletismo e tiro com arco.

Chamado de “Elo da Paz e Amizade”, o logotipo é composto pelos seguintes elementos: estrelas de cinco pontas, uma fita colorida e o número 7 estilizado.

Mascote Bingbing01As estrelas de cinco pontas destacam as características dos soldados e das Forças Armadas, altamente alinhadas com o significado simbólico dos Jogos Mundiais do CISM, além de sugerir que soldados de diversos países se reunirão em Wuhan para celebrar o evento de paz, sob a proposta da China de “aderir ao desenvolvimento pacífico e trabalhar para construir uma comunidade com um futuro comum para a humanidade”; e o número 7 remete à edição dos JMM.

A mascote se chama “Bingbing”, com inspiração no peixe chinês esturjão. O nome da mascote significa soldado. A pronúncia chinesa é simples, cativante e fácil de ser promovida.

6º Jogos Mundiais Militares

Logomarca dos 6º Jogos Mundiais Militares realizado na Coreia do SulA sexta edição dos Jogos foi realizada de 2 a 11 de outubro de 2015 em oito cidades da República da Coreia: Mungyeong, Pohang, Kimcheon, Yeongju, Andong, Sangju, Yecheon e Yeongcheon.

Ao todo, participaram da competição cerca de sete mil competidores de 110 países, disputando 24 modalidades: atletismo, boxe, basquete, ciclismo, futebol, golfe, handebol, judô, maratona, pentatlo moderno, pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação, natação, triatlo, vôlei, lutas associadas, taekwondo, tiro com arco, esgrima, paraquedismo, vela e tiro esportivo.

O Brasil se despediu da República da Coreia com 84 medalhas. Esse desempenho colocou o País como segunda potência mundial no desporto militar.

Durante dez dias, os atletas subiram ao pódio para receber 34 medalhas de ouro, 26 de prata e 24 de bronze.

Os Jogos da Coreia tiveram como símbolos dois mascotes: Haeraon (azul) e Haeraoni (vermelho), que representam, respectivamente, o soldado do sol, garantindo a paz e amizade, e o anjo da guarda do festival, espalhando felicidade e amor.

 

5º Jogos Mundiais Militares

Logomarca dos 5º Jogos Mundiais Militares realizado no BrasilA última edição dos Jogos Mundiais Militares de verão foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre 15 e 24 de julho de 2011, por 4.218 atletas de 111 países. Foram dez dias de competições em 20 esportes, sendo seis deles tipicamente militares, em 26 instalações espalhadas pela cidade e em alguns municípios vizinhos, como Paty do Alferes e Resende. Pela primeira vez na história do evento, as provas não ficaram restritas a instalações militares.

O sucesso dos jogos foi comprovado com a superação de 22 recordes e com a distribuição de 459 medalhas de ouro, 459 de prata e 503 de bronze. O Brasil ficou em primeiro com 114 medalhas (45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze) e ultrapassou, nos últimos dias de disputa, a China, a segunda colocada.