Seu Navegador não suporta JavaScript!
Portal do Governo Brasileiro

Modalidades

A delegação brasileira terá como desafio a participação em 29, das 32 modalidades que compõem os 7º Jogos Mundiais Militares.

São elas: boxe, futebol, golfe, judô, wrestling, pentatlo naval, saltos ornamentais, salvamento aquático, taekwondo, vela, vôlei de praia, esgrima, hipismo, maratona aquática, natação, paraquedismo, pentatlo militar, pentatlo moderno, tiro esportivo, triatlo, vôlei, atletismo, basquete, ciclismo de estrada, ginástica artística, orientação, pentatlo aeronáutico, tiro com arco e tênis.

Dessas, cinco modalidades são tipicamente militares: pentatlo navalpentatlo militarpentatlo aeronáuticoorientaçãoparaquedismo.

Pentatlo naval

As provas desse esporte são baseadas nas atividades do militar de Marinha. O pentatlo é composto pelas provas de pista de obstáculos, natação utilitária, natação de salvamento, habilidade naval e cross-country anfíbio.

A modalidade exige resistência e capacidade de recuperação dos atletas e, em todas as etapas, vence aquele que fizer o percurso no menor tempo.

Pista de obstáculos:

No percurso de 305m (masculino) e 280m (feminino), são simuladas várias situações da rotina do marinheiro. Uma delas é o lançamento de granada. 

Natação de salvamento:

O atleta nada a 50m e resgata um boneco de 1,5kg a 3 metros de profundidade. Depois, precisa carregá-lo até completar os 75m de prova. O pentatleta começa o percurso de roupa e tem de se despir de dentro d’água antes do “salvamento”. 

Natação utilitária:

Nos 125m (masculino) e 100m (feminino) de prova, os atletas precisam encarar alguns desafios, como transportar uma réplica de fuzil e nadar ultrapassando obstáculos. 

Habilidade naval:

Prova realizada em quatro etapas na terra e quatro etapas no mar. Dentre os desafios, estão lançamento de retinida e remo. 

Cross-country anfíbio:

Uma corrida de 2500m, intercalada com tiro de rifle, remada em bote e lançamento de granada. Durante todo o percurso, o atleta tem que carregar uma réplica de fuzil.

Pentatlo militar

O pentatlo militar envolve força, técnica, resistência e disciplina dos atletas para superarem os obstáculos das provas, que apresentam situações como subidas, escaladas e arremesso de granadas.As provas, que acontecem em cinco ou seis dias são as seguintes: tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, arremesso de granadas e corrida através campo. A classificação individual final é o somatório dos pontos obtidos durante todas elas.

Tiro

O tiro é realizado na posição deitada, com carregador para 10 tiros. O calibre não pode ultrapassar os 8 mm. Os alvos distam de 200 a 300m, dependendo do País organizador. A classificação é obtida pelo somatório de resultados de duas provas distintas:

- Tiro de lento (10 disparos no tempo de 10 minutos)

- Tiro de rápido (10 disparos no tempo de 1 minuto)

Pista de obstáculos

Prova realizada em uma pista de 500 metros, com uma ou mais raias. Ao longo do percurso terão que ser transpostos 20 obstáculos padronizados em menor tempo possível.

Natação utilitária

A prova consiste em percorrer, nadando, uma distância de 50 metros, e ultrapassar 4 obstáculos, que são padronizados e terão que ser transpostos por cima ou por baixo da água, conforme a regra. O estilo de natação a utilizar é livre. A classificação final é feita pelos tempos de realização da pista.

Arremesso de Granadas

Esta prova consiste em lançar uma granada inerte, pesando 575g para os homens e 375g para as mulheres, em dois tipos diferentes de situação:

- Lançamento de precisão (cada atleta terá que lançar 16 granadas em 4 círculos situados a distâncias diferentes). Para a competição masculina os círculos estão situados à 20, 25, 30 e 35 metros. Já para a competição feminina os círculos distam 15, 20, 25 e 30 metros.

- Lançamento em distância (Cada atleta tem três tentativas para lançar a granada o mais longe possível).

Corrida através campo (CROSS)

Corrida em terrenos irregulares, com alguns aclives/declives, nas distâncias de 8km para os homens e 4km para as mulheres. A largada da corrida normalmente é feita por sistema “Handcap”, onde o primeiro atleta a largar é o que teve a maior pontuação no somatório das 4 provas anteriores.

 

Pentatlo aeronáutico

As modalidades que integram o pentatlo aeronáutico foram escolhidas de modo que os atributos físicos e psicológicos fossem semelhantes àqueles que o piloto militar necessita em sua atividade de combate: resistência, agilidade, coordenação, precisão, autocontrole, rapidez de raciocínio e força.

A competição de Pentatlo Militar Aeronáutico (MAP) é dividida em Prova Aérea e Provas Esportivas.

Prova Aérea

Trata-se de uma prova de navegação com a finalidade de testar as capacidades do piloto no planejamento de uma missão, na navegação de baixa altitude e no tempo cronometrado, a fim de atingir diversos objetivos programados (checkpoints).

Provas Esportivas

As Provas Esportivas consistem em: Tiro com Pistola de Ar, Natação Utilitária, Esgrima, Ball Contest (Basquete), Pista de obstáculos e Corrida de Orientação.

Tiro com Pistola de Ar

Nesta Prova, cada atleta deve efetuar 20 disparos em um alvo colocado a 10 metros de distância, em um tempo total de 20 minutos.

Natação Utilitária

A Prova é composta por um percurso de Natação de 100 metros, onde o atleta deve percorrer os primeiros 50 metros nadando em qualquer estilo, sair da piscina e mergulhar em outra raia, onde percorrerá mais 50 metros, passando por 2 obstáculos.

Esgrima

Os atletas são reunidos numa só Poule (chaveamento), onde cada um joga contra todos. A classificação da prova de esgrima é individual e é estabelecida pelo número de vitórias.

Ball Contest (Basquete)

A Prova se divide em dois eventos: Circuito de Habilidade e Prova de Precisão. No Circuito de Habilidades são testadas a coordenação, a destreza e a velocidade dos atletas. Na Prova de Precisão, o competidor deve acertar 10 lances livres, sendo 10 utilizando a tabela e outros 10 de forma direta.

Pista de Obstáculos

Prova disputada em uma pista de obstáculos, com percurso entre 300 e 400 metros de comprimento, perfazendo um total de 10 a 12 obstáculos. As regras são as mesmas da Pista de obstáculos do Pentatlo Militar.

Corrida de Orientação

A prova segue as regras da Internacional Orienteering Federation (IOF). Os competidores passarão por diversos pontos de controle, sendo o tempo estimado de prova de 45 minutos para o vencedor masculino e de 40 minutos para a vencedora do feminino.

 

Orientação

Tendo a natureza como campo de esporte, a orientação tem, entre as habilidades exigidas, a leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomada rápida de decisões, corrida em terreno natural e controle da distância percorrida.

O objetivo da competição é passar por todos os pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio do mapa e da bússola. Quanto mais acidentado o terreno, maior o desafio.

Nos Jogos, cada país inscreverá, no masculino, até sete atletas, sendo que os quatro melhores tempos são os que pontuam para a equipe. Já na prova feminina, podem ser inscritas até quatro atletas e os três melhores tempos pontuam.

A prova é composta por dois percursos, sendo um médio e um longo.

Paraquedismo

O paraquedismo é um dos esportes de tradição e prestígio dentro das Forças Armadas. O esporte exige perfeição e criatividade.

No ar, os movimentos dos paraquedistas são executados minuciosamente. As categorias da disputa são precisão e formação em queda livre.

Na modalidade precisão, o atleta salta a 3.600 pés de altitude. O salto requer técnica apurada do paraquedista, que deve acertar um alvo de 2 cm de diâmetro. Na formação em queda livre, os competidores devem executar o maior número de figuras em 35 segundos.