Seu Navegador não suporta JavaScript!
Portal do Governo Brasileiro

Atletas da FAB se destacam em competições de diversas modalidades

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) se destacaram em competições esportivas realizadas no Brasil e no mundo. Confira os resultados em diversas modalidades:

 

Judô

atletas da fab se destacam 01Após vencer quatro combates, o Sargento Jeferson Santos Júnior conquistou a medalha de ouro da categoria até 73 kg da Copa Pan-Americana de Judô, realizada no último fim de semana, na Cidade do Panamá.

Para conquistar a medalha, o militar passou pelos seguintes judocas: o colombiano Leider Navarro, o peruano Jesus Gavidia, e os brasileiros Lincon Neves, na semifinal, e David Lima, na final, que venceu por Ippon.

“A minha próxima meta é a preparação para o Junior European Judo Cup, que será realizado na Áustria, nos dias 1º e 2 de junho de 2019. Essa competição é muito importante para mim, por contar pontos na classificação para o Campeonato Mundial de Judô Júniors, que será no Marrocos, no mês de outubro, destacou. 

O atleta, com essa conquista, adicionou pontos para o ranking continental e, com isso, conseguiu a vaga para os Jogos Panamericanos de Lima 2019, anunciada este mês pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

 

 

Handebol

atletas da fab se destacam 02Onze sargentos da FAB conquistaram o título de Campeão Sul-Centro Americano de Handebol de Clubes, defendendo a equipe do Handebol Taubaté/FAB/UNITAU, no domingo (26). A final foi disputada contra a equipe argentina do UNCLU e terminou com placar em 27 a 21 para o time brasileiro, que se tornou hexacampeão do torneio.

Na avaliação do Sargento André Martins Soares, um dos destaques das partidas, a força coletiva do grupo e o foco no treinamento foram essenciais para a conquista do primeiro lugar na competição. "Isso é resultado de muita dedicação e muito treino, e sem isso não seria possível", declarou o militar.

O título valeu a vaga no Campeonato Mundial de Clubes, que ocorrerá em outubro, na Arábia Saudita.

 

 

 

 

 

 

Bocha Paralímpica

atletas da fab se destacam 03Nos dias 25 e 26 de maio, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) foi palco da Seletiva Regional Leste de Bocha Paralímpica. A competição que fez uso do Centro Olímpico de Treinamento (COTA), contou com a participação de 35 atletas de 11 diferentes clubes, dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, fomentando a integração social de atletas civis e militares reformados com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas.

“O evento foi espetacular e vibrei até o último momento que pude”, destacou o Soldado da  FAB Thiago Silva.

“Foi uma participação importante para mim, minha primeira na bocha. Me senti útil, fiquei em 4° lugar, por uma bola e falta de concentração, mas eu amei e quero treinar mais para conquistar uma medalha”, explicou o Soldado da FAB Thiago Viceconti.

A bocha adaptada pode ser praticada por homens e mulheres. É um esporte paralímpico no qual o Brasil se destaca e que age como meio de integração social na vida de pessoas com deficiência. Na CDA, a bocha adaptada é desenvolvida por meio  do Projeto João do Pulo, de iniciativa do Ministério da Defesa, onde o foco são os militares que se tornaram deficientes, e para quem este esporte se tornou fonte da valorização pessoal.

Ciclismo

atletas da fab se destacam 04A Sargento Ana Polegatch, ciclista do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) da FAB, conquistou, na quinta-feira (23), a medalha de bronze na Chabany Race, corrida da União Ciclística Internacional (UCI), realizada em Kiev, Ucrânia.

A militar, após pedalar 98 km, conseguiu fechar a prova com tempo de 2h41min e terminar com a terceira colocação.

“Sem palavras para descrever a emoção de subir nesse pódio. A prova foi dura, com uma subida bem inclinada, o que exigia muita potência. E, ao longo das oito voltas no circuito, a dificuldade era ainda maior. O grupo veio compacto para a chegada, consegui estar bem posicionada e garantir a terceira posição, e, com ela, pontuação para o ranking olímpico”, destacou a atleta.

A prova é válida para o ranking internacional da UCI, e conta pontos na classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A FAB foi representada, também, pelas Sargentos Thayná Araujo e Camila Coelho, esta conseguindo a 10ª colocação.

 

 

 

Taekwondo

atletas da fab se destacam 05A Sargento Caroline Gomes dos Santos e o Sargento Maicon de Andrade Siqueira conquistaram, no domingo (19), a prata e o bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo, que foi disputado na cidade de Manchester, no Reino Unido, ajudando o Brasil a ter seu melhor desempenho na história dessa competição.

Além deles, o Sargento João Pedro Chaves participou na competição chegando até as quartas de final. Todos eles pertencem ao PAAR da Força Aérea e estarão presentes nos 7º Jogos Mundiais Militares da China, em outubro.

A Sargento Caroline, prata na categoria -62Kg, comentou que este resultado a alçou até o top 10 no ranking mundial. “Quero ressaltar a importância do apoio da FAB que me dá o suporte para que eu possa investir no esporte, viajando para competição e treinamentos, preparando-me da melhor maneira possível para representar meu país”, disse.

O Sargento Maicon, que conquistou o bronze na categoria +87Kg e que foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha em olimpíadas pelo Taekwondo entre os homens, comentou que está muito feliz de ter participado da competição, um evento de grandes proporções e disse que esta é uma das “portas de entrada” para os Jogos Olímpicos.

“Consegui me sagrar medalhista mundial com a conquista da medalha de bronze para o Brasil em uma competição bem forte, com a participação dos melhores atletas do mundo. E me deixa muito feliz saber que a Força Aérea me proporcionou totais condições de chegar bem em um campeonato e me classificar para o mundial. “Hoje, sou medalhista mundial graças à Aeronáutica, que me possibilitou estar nas competições certas e, por isso, sou eternamente grato por este apoio", concluiu o Sargento Maicon.

 

Atletismo

atletas da fab se destacam 06Com nove medalhas no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, os atletas da FAB ajudaram o Brasil a conquistar o 32º título da competição. A disputa foi realizada no Estádio de La Videna, em Lima, no Peru, em abril deste ano.

A FAB contou com a participação de 10 atletas em sete provas diferentes e conquistou nove medalhas, sendo quatro de ouro e cinco de prata. A equipe Brasileira conquistou, ao longo dos três dias de competição, 44 medalhas (15 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze).

O Sargento Augusto Dutra, ouro no salto com vara com a marca de 5m61 agradeceu o apoio da FAB para sua conquista. “Sou pentacampeão sul-americano do salto com vara, agradeço a todo suporte da Força Aérea. Estou muito honrado por representar e defender o Brasil em mais uma missão”, afirmou.

A equipe brasileira somou 377 pontos na classificação geral, sendo 180 no masculino e 197 no feminino. A Colômbia ficou em segundo lugar, com 288, seguida da Venezuela, com 153 pontos, no geral.

Foi a 32ª vitória do Brasil em 51 edições, sendo a 24ª consecutiva no masculino. No feminino, foram realizadas 40 competições na história, sendo que a seleção também ganhou 32 nessa categoria.

Fotos: Wagner Carmo e Sargento Xavier/ CDA; SPORTV; Divulgação / CBJ; e Lucas Ian/Max Sports

 

Fonte: FAB - Força Aérea Brasileira