Seu Navegador não suporta JavaScript!
Portal do Governo Brasileiro

Atletas e autoridades que atuam pelo esporte nas Forças Armadas são condecorados

Rio de Janeiro, 22/03/2019 – Na manhã da sexta-feira (22), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, presidiu cerimônia de Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar e da Medalha da Ordem do Mérito do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). A solenidade ocorreu no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), localizado na Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro.

Após receber honras militares, o ministro Fernando Azevedo cumprimentou as autoridades militares e civis e os homenageados. Agradeceu ainda a presença da comitiva do Ministério da Cidadania e de crianças e jovens integrantes do Programa Forças do Esporte do Ministério da Defesa (Profesp-MD). O ministro lembrou que a solenidade homenageia brasileiros que defendem a nossa soberania por meio do esporte. Cerca de 100 pessoas foram condecoradas com a Medalha Mérito Desportivo Militar.

20190322 merito desportivo grande inter2

Em discurso, o titular da pasta destacou que a distinção pelo Mérito Desportivo Militar, neste ano, possui significado ainda maior. “É o ano em que o foco está na seleção e na preparação de nossos atletas que vão representar o Brasil e nossas Forças Armadas nos Sétimos Jogos Mundiais Militares”, ressaltou.

No mundial militar de outubro, na China, o Brasil pretende permanecer entre as grandes potências militares esportivas. O ministro Fernando ressaltou os bons resultados obtidos pelos esportistas integrantes do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do MD. “Muitos dos senhores e senhoras aqui presentes, agraciados ou na assistência, são responsáveis pelo êxito do Programa de Atletas de Alto Rendimento”, elogiou.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Ministério da Defesa ultrapassou as metas estabelecidas, ao classificar 145 atletas militares para integrarem as seleções olímpicas e conquistar 13 medalhas, das 19 obtidas pelo Time Brasil.

20190322 merito desportivo grande inter3

Reconhecimento

Integrante do PAAR desde 2004, a sargento da Força Aérea e jogadora de basquete, Karla Costa, foi uma das agraciadas com a Medalha Mérito Desportivo Militar. “Sinto-me extremamente honrada e feliz. É um orgulho, principalmente, no meio militar, uma consagração tão importante”, declarou a militar.

Atual campeã mundial militar, a equipe feminina de basquete vai à China, em outubro, em busca de mais um título. "Somos as atuais campeãs do mundo e precisamos ir para China defender nosso título", destacou a jogadora.

Campeão mundial de Pentatlo Militar por equipe, em 2016, o tenente Thiago Dias é militar de carreira do Exército Brasileiro. Condecorado com a Medalha Mérito Desportivo Militar, o atleta revelou sentir-se realizado pela homenagem recebida. “Fiquei muito feliz porque é um reconhecimento por todo o trabalho e esforço que tenho dedicado ao esporte desde que entrei nas fileiras do Exército”, afirmou.


20190322 merito desportivo pequena inter Segundo o atleta militar, ele deve competir nos Jogos Mundiais Militares após os bons resultados obtidos no Campeonato de Pentatlo que ocorre no Rio de Janeiro.

As medalhas foram entregues aos agraciados pelos seguintes paraninfos: ministro Fernando Azevedo, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, brigadeiro Raul Botelho, secretário-geral do MD, almirante Almir Garnier, diretor do Departamento de Desporto Militar do MD, general Antonio Smicelato, presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, brigadeiro José Jorge de Medeiros, presidente da Comissão de Desportos da Marinha, almirante Fuzileiro Naval Pedro Luiz Taulois, presidente da Comissão Desportiva do Exército, general André Allão e o assessor do ministro da Defesa, almirante Carlos Chagas.

 

 

 

 Medalhas

A Medalha do Mérito Desportivo Militar visa distinguir personalidades civis e militares que, nos âmbitos nacional e internacional, contribuíram para o desenvolvimento dos desportos de alto rendimento e da inclusão social. A insígnia também se destina a agraciar organizações militares e instituições civis que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

A Medalha da Ordem do Mérito do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) é conferida pelo quadro de diretores, para aqueles que pelas suas ações, demonstraram os ideais e objetivos do CISM e contribuíram para o desenvolvimento do esporte nas Forças Armadas, dispensando excepcional serviço à causa deste conselho.

 

Fotos: Tereza Sobreira/MD

Por Lane Barrreto
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071