Seu Navegador não suporta JavaScript!
Portal do Governo Brasileiro

Alunos do Sistema Colégio Militar participam dos XIII Jogos da Amizade

Brasília, 01/07/2019 – Os XIII Jogos da Amizade já começaram. De 1 a 6 de julho, o evento esportivo e artístico-cultural tem a participação de 1.600 alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, que competirão em 11 modalidades na sede da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). Realizado pelo o Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), a abertura também contou com a presença de autoridades do Ministério da Defesa (MD).

Os Jogos têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e desportivo dos alunos, estimulando a solidariedade e troca de experiências, além de revelar talentos nas diversas modalidades.
Os alunos, crianças e adolescentes de 12 a 19 anos, competirão nas modalidades, categorias masculino e feminino: atletismo, basquete, futebol, handebol, hipismo, judô, natação, orientação, pentatlo moderno (corrida, natação, hipismo, esgrima e tiro), voleibol e xadrez. São equipes do Colégio de 13 cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Maria.

O ponto alto da cerimônia de abertura foi a condução da Tocha Olímpica, símbolo esportivo que representa paz, união e amizade. A Tocha foi conduzida por representantes dos Colégios e o aluno Lucas Jaeger, Coronel-Aluno do Colégio Militar de Santa Maria (RS), que teve a honra de acender a pira olímpica. Em seguida, os alunos desfilaram em continência ao General de Exército Paulo Humberto, Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do MD. 
Na noite de 5 de julho, próxima sexta-feira, acontecerá o evento ZumZaravoice, no Teatro Acadêmico da AMAN, com apresentações dos 13 Colégios Militares e da Banda do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Histórico

Os Jogos da Amizade são uma iniciativa abrangente e inédita na educação básica pública nacional e integram não só atividades desportivas, mas também eventos culturais e sociais.

O objetivo da competição é permitir a exteriorização de valores e competências considerados fundamentais na educação de alunos da educação básica. Há um estímulo especial para o desenvolvimento da compreensão do significado de “trabalho em equipe”.
As atividades são supervisionadas por profissionais e executadas pelos próprios alunos, valorizando a iniciativa e a liderança. Como exemplo, destaca-se a atuação dos estudantes em uma central de mídia formada por alunos-repórteres, de todos os Colégios Militares, que produzirão matérias jornalísticas, conteúdo para redes sociais e produção audiovisual.

Por Major Sylvia Martins, com informações da Central de Mídia DEPA

Fotos: Central de Mídia DEPA

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071